A região do alto da Serra da Mantiqueira é notoriamente conhecida pelo mar de morros (escarpas) formados ao longo de milhões de anos de atividade geológica. Nela abrigam-se numerosas cidades que se dividem entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Ao sul de Minas Gerais e cravada em um dos vales da Mantiqueira encontra-se a cidade de Maria da Fé, localizada a mais de 1.200 metros de altitude a cidade é nacionalmente conhecida por seu perfil acolhedor e por ser a cidade mais fria do estado. Sua posição geográfica favorece um clima constantemente ameno e em épocas de inverno, a cidade é tomada incessantemente por temperaturas extremamente baixas para a região. Notoriedade também para a grande quantidade de cerejeiras que florescem nesta época. O frio é intenso e a receptividade é acalorada atraindo inúmeros adoradores deste tipo de atmosfera. Atualmente é uma das principais indutoras da região em se tratando de potencialidade turística.
Além do clima, nossa cidade também conta com respaldo internacional no que se refere a artesãos que criam obras com metodologias e matérias primas inspiradoras e singulares. O artesanato é um agente social e econômico relevante na sociedade local. Com produção que vai desde peças que são expostas internacionalmente nas galerias de renome mundial até exemplares intimistas carregados de identidade, a alta versatilidade do nosso artesanato atinge os mais diversos gostos.
Somos protagonistas nacionais na cultura e manejo das oliveiras. Temos árvores centenárias plantadas por toda cidade e detemos o título de primeiro município do Brasil a produzir um azeite genuinamente brasileiro. Hoje trabalhamos turisticamente a marca “A Cidade das Oliveiras” e estamos tendo significativa ascensão comprovada por metodologias de controle de fluxo de visitantes e acompanhamento de movimentação
VER MAIS
Na praça Getúlio Vargas teremos quatro bandas diferentes nos quatro dias de carnaval , com destaque para as tradiocionais matinês com a temática totalment evoltada para a diversão da criançada.
Entre os dias 02, 03 e 04 de maio de 2025. Para celebrar a colheita das azeitonas e a produção do azeite extravirgem novíssimo, teremos mais uma edição da Festa do Azeite Novo, com exposições, palestras, atividades turísticas, almoços e jantares<
Na praça Getúlio Vargas comemoraremos a emancipação político/administrativa dos 113 anos da nossa amada cidade com shows, praça de alimentação e a recepção de motociclistas do Brasil todo.
Nos dias 11,12 e 13 e 18,19 e 20 de julho de 2025 .Programe-se e prestigie um dos maiores Festivais de Inverno de Minas Gerais.